Trigueirinho e o Final dos Tempos

2009-04-17 19:16

Para milhares de fiéis seguidores, Trigueirinho é o porta-voz da verdadeira mensagem sobre o final dos tempos, recebida de extraterrestres. Para a maioria dos ufólogos, ele é apenas mais um dos perigos da ufologia mística.

    Em 1960 ele dirigiu Bahia de Todos os Santos, longa-metragem elogiado por uma parte da crítica, odiado pela outra. Atualmente instalado em Figueira, Minas Gerais — numa espécie de fazenda comunitária onde todos se preparam para a o Dia do Juízo Final, quando os escolhidos serão arrebatados da Terra — o paulista José Trigueirinho Neto, mais conhecido como Trigueirinho, teve inúmeras atividades na vida. Além de ter escrito dezenas de livros (só pela Editora Pensamento foram mais de 50), alguns se referindo à atuação de extraterrestres em nosso planeta, que agiriam a partir de cidades subterrâneas ou interdimensionais, ele se formou em administração hoteleira. Essa profissão lhe deu a chance de viajar por todo o mundo e aprender vários idiomas.
    Pelo que disse a alguns seguidores, José Trigueirinho sempre sentiu necessidade de estar ligado a alguma religião, o que motivou-o a buscar seu caminho interno no Japão — como monge em um mosteiro budista — e depois em Milão, Itália, num monastério cristão, onde passou um período recluso, afastado da sociedade. Mas nem o caminho budista, nem o cristão foram capazes de atender suas expectativas. Ele começou realmente a definir seu caminho espiritual quando entrou em contato com alguns grupos na Inglaterra e conheceu as idéias do psicólogo Paul Brunton, que ainda hoje são publicadas no Boletim de Sinais, um informativo distribuído no Brasil e Argentina com tiragem de mais de 100 mil exemplares.
    Trigueirinho é avesso a dar entrevistas, o que torna bastante difícil obter dados sobre sua vida. Isso contribui para envolver seu nome em uma áurea de mistério e dá margem à inúmeras elucubrações. É sabido que, no Brasil, ele morou num sítio em Nazaré Paulista, afastado da grande cidade e manifestando sua vontade de lidar com as coisas da terra. Esse tipo de postura pode ser verificado em seu segundo filme, Apelo, um curta-metragem realizado em 1961 para o Serviço de Documentação da Universidade de São Paulo — segundo o crítico Jean-Claude Bernadet, o filme traz imagens muito fortes contra o desflorestamento e as queimadas. Pessoas que ouviram suas palestras antes de sua fama se espalhar por todo o país dizem que o terreno para seu primeiro Centro Figueira foi adquirido com dinheiro de uma herança. Posteriormente, outros terrenos foram obtidos e novos centros montados, onde se realizam inúmeras atividades ligadas à saúde, alimentação, tratamentos desintoxicantes, técnicas de plantio, terapêuticas naturais, etc..
 
Mensagens Extraterrestres
    Há aproximadamente vinte anos, Trigueirinho começou a dar palestras para grupos pequenos. Os temas abordavam questões do dia-a-dia, como relacionamentos e uma melhoria na qualidade de vida — coisas bem menos intrincadas do que viria a seguir. Os pequenos grupos foram crescendo a ponto de seu líder começar a lotar grandes auditórios, época que as mensagens transmitidas mudaram radicalmente. Trigueirinho passou a afirmar que estava em contato direto com seres extraterrestres. Não só isso, que essas entidades haviam lhe transmitido uma série de instruções sobre mudanças prestes a ocorrer na Terra e como proceder em relação às mesmas.
    Certa ocasião ele abriu uma de suas palestras dizendo que o mundo já havia terminado no plano espiritual e, como conseqüência, também iria acabar no plano físico — logo, todos deveriam se preparar para esse momento crítico. As mensagens que Trigueirinho diz ter recebido dos extraterrestres, ou intraterrenos, afirmam que a origem de todo o mal já causado ao nosso planeta está na opção da humanidade em seguir as leis do livre-arbítrio e não as leis superiores, que a levariam à evolução cósmica. Elas também explicam que civilização humana desenvolveu-se em níveis excessivamente materiais, algo que não havia sido planejado pelo Governo Celeste Central, o criador dos mundos.
    Mas, segundo as entidades, nem tudo está perdido, uma vez que esse mesmo Governo permitiu que parte da civilização fosse salva. Aliás, justamente essa é a missão de Trigueirinho: ajudar alguns escolhidos a se livrar do aspecto material da vida e se preparar para o momento em que serão resgatados, levados embora por naves extraterrestres até um planeta mais hospitaleiro, onde poderão utilizar todos os conhecimentos que adquiriram nas fazendas.
    A punição da Terra é chamada de purificação e envolve uma grande destruição geofísica, com cataclismos, a mudança de inclinação do eixo magnético terrestre e inundações capazes de alterar a superfície do planeta. Os seres interplanetários também dizem que haverá dois tipos de destruição: uma sagrada, que é parte do processo de purificação e causada pelo Regente Solar — um dos governantes que habita a cidade de Miz Tli     Tlan e é representante interino da Terra no Conselho do Governo Celeste; a outra é a intenção de destruir, que provém do centro do mal situado no plano astral cósmico.
    Segundo Trigueirinho, um novo código genético está sendo implantado nos terrestres considerados resgatáveis — cerca de 500 milhões de pessoas que, após terem passado por outro planeta, voltarão à Terra para repovoá-la e irão compo a nova raça. Esse código criaria estabilidade e homogeneidade de pensamento, unidade com os semelhantes e a possibilidade de viver em dimensões diferentes da nossa atual. Os E.T.s responsáveis por essa transformação genética chamam-se Jardineiros do Espaço e seu trabalho não acontece no plano material, mas em nível energético, alterando a onda vibratória das pessoas.
    As idéias apresentadas por Trigueirinho são vistas por muitos como uma mistura de conceitos já existentes, que ele juntou, deu nova roupagem e acrescentou outros nomes e títulos hierárquicos — especialmente a noção de civilizações subterrâneas, que certos grupos acreditam existir sob a superfície da Terra e também  em uma outra dimensão.

Inimigo da Ufologia
    O conteúdo dos livros de Trigueirinho é fortemente combatido pela grande maioria dos ufólogos e pesquisadores do tema. Eles perguntam, por exemplo, por que seres superiores de outras partes do universo permitiram que a situação na Terra chegasse ao ponto que chegou? Por que só agora resolveram interferir e ajudar se já sabiam que o ser humano estava seguindo um caminho de destruição? Por que se mantiveram ocultos e passivos quando podiam ter ajudado a humanidade a atingir níveis mais elevados de pensamento? Se eles realmente podem alterar o código genético dar pessoas e propiciar uma vida melhor, por que decidiram fazer isso só com alguns escolhidos?
    Trigueirinho apresentou várias fotos em seus livros e as atribuiu a naves extraterrestres no céu noturno, cujas imagens transmitiram mensagens aos que sabem decifrar o idioma intergaláctico irdin. Acontece que não é preciso ser nenhum ufólogo experiente para perceber que fotos como aquelas podem ser obtidas em qualquer quarto escuro com uma lâmpada, filme especial e uma máquina fotográfica razoável. E Trigueirinho não responde à qualquer indagação sobre as imagens ou suas fontes de informação. Fulano da Silva, do CIPFANI (Centro de Investigação e Pesquisa de Fenômenos Aéreos Não Identificados) de Minas Gerais, diz que tentou fazer perguntas durante uma palestra do autor no Minascentro, mas sem sucesso. E quando tentou se aproximar dele para conversar foi impedido por seus seguidores. O mesmo Fulano da Silva também informa ter mantido contato com um ex-fiel que esteve na fazenda de Figueira. Segundo essa pessoa, lá todos trabalham muito, alimentam-se de forma insuficiente e muitas vezes dormem ao relento, no chão. Apenas os fiéis seriam capazes de ver as supostas naves extraterrestres depois de passar por dietas específicas, inclusive jejum. Alguns ufólogos dizem que tais dietas podem levar a  alucinações.
    O grande receio dos ufólogos é que Trigueirinho tenha formado, nas fazendas Figueira, um tipo de culto que pode levar a um final trágico, como o do famoso grupo de Jim Jones ou da seita Heaven's Gate, em 1997, que culminou com o suicídio de 39 pessoas com o objetivo de abandonar seus corpos físicos e reencarnar a bordo de uma nave extraterrestre seguindo a cauda do cometa Hale-Bopp.

Dentro da Terra
    Trigueirinho faz muita referência à existência de seres intraterrenos habitando cidades subterrâneas. Ele cita as cidades Erks, na região de Córdoba, Argentina, Miz Tli Tlan, localizada em algum ponto dos Andes, e Aurora, na região de Salto, Uruguai. A existência desses locais é um tanto confusa — apesar de serem cidades subterrâneas, no interior da Terra Oca, elas também existem num outro plano e podem começar a manifestar-se mais claramente no mundo material quando o momento for propício. Essa noção de que nosso planeta é oco e que em seu interior existe uma civilização desconhecida remonta aos primórdios do século XIX, pelo menos para a cultura ocidental, mas pode ter raízes ainda mais antigas no oriente — na lenda das cidades de Shamballa e Agartha, que originaram uma infinidade de interpretações, particularmente a partir da segunda metade do século XIX  e início do século XX.
    Nas localidades citadas por Trigueirinho habitariam, além dos intraterrenos, energias intergalácticas e seres extraterrestres. Os intraterrenos seriam mais evoluídos que os habitantes da superfície, já tendo superado os problemas que enfrentamos hoje em dia e não estando mais sujeitos aos ciclos evolutivos da humanidade. Eles podem viver mais de 650 anos, utilizam energias que não agridem o ambiente, são capazes viajar a vários planos ou dimensões, mas ainda não atingiram o estágio de desenvolvimento das raças extraterrestres ou cósmicas. Essas cidades também são chamadas de espelhos pelo autor, servindo como pontos de comunicação cósmica entre as cidades subterrâneas, naves espaciais em torno da Terra e as galáxias de onde estas teriam vindo. O papel das cidades seria despertar uma nova espiritualidade nos habitantes da superfície para criar harmonia e saúde, mas só podendo agir onde existe a fé.
    Trigueirinho não diz quando ocorrerá o momento de arrebatamento e limpeza do planeta, mas seguramente não será no ano 2000, já que sua publicação Boletim de Sinais traz um intenso programa de atividades para o ano 2000. Os próprios extraterrestres chegaram a afirmar que as datas de evacuação planetária não são reveladas para evitar psicose coletiva. Os que tentam inutilmente questionar o líder das fazendas Figueira acham esse tipo de explicação bem conveniente, pois permite que o Juízo Final seja continuamente adiado sem prejudicar a credibilidade da mensagem. Em um de seus livros, Trigueirinho escreveu que a evacuação já estava sendo preparada em 1956, mas que os planos poderiam mudar...
    É claro que para os ufólogos esse tipo de postura é absolutamente inaceitável e suscita a formação de uma nova seita, na qual deuses, anjos e outros seres superiores são substituídos por extraterrestres e energias de planos cósmicos indefinidos. Por outro lado, quem pesquisa o assunto fica admirado com o fato de tantas pessoas de nível cultural elevado aceitarem tais dogmas como verdade absoluta, abandonando tudo o que têm na esperança de estarem entre os escolhidos para iniciar a tão preconizada Nova Era.
    Quanto a nós, a parte da raça humana que não se inclui entre os 500 milhões de eleitos, só resta esperar que os textos de Trigueirinho sejam mera fantasia, nada mais que um exercício de imaginação sem maiores conseqüências.

Para Saber Mais:
Miz Tli Tlan – Um Mundo que Desperta – Trigueirinho (Ed. Pensamento)
Erks – Mundo Interno – Trigueirinho (Ed. Pensamento)
Os Jardineiros do Espaço – Trigueirinho (Ed. Pensamento)

Voltar